São Paulo, SP – Edifício Martinelli

Eis o primeiro Arranha Céu da América Latina, o Edifício Martinelli, um legado permanente que o italiano Giuseppe Martinelli queria deixar. Inicialmente o autor do projeto era o arquiteto húngaro William Fillinger, sendo assumido posteriomente por Martinelli, onde além de fiscalizar a obra, trabalhava como pedreito. Sua construção iniciou em 1924, chegando em 1928 há  20 andares e finalizado em 1934 com seus 30 andares.  Muita história ronda este Arranha Céu, após a Segunda Guerra Mundial ele foi tomado pelo Governo Brasileiro. Em 1932, na Revolução Constitucionalista, abriu em seu terraço uma Bateria de Metralhadoras Antiaéreas no intuito de defender São Paulo contra o ataque dos Vermelhinhos, aviões do Governo da República. Já foi sede de alguns partidos políticos como: PRP, PC, PI e por último o UDN. Também Clubes de Futebol ocuparam este edifício, o Palestra Itália, vulgo Palmeira, e Portuguesa.

No 25° andar, há esse belíssimo Terraço onde foi construída a Casa do Comendador para mostrar ao povo que o edifício não cairia. A elite Paulistana se reunia neste terraço em diversas festas na época.  Em 1975 foi desapropriado para sofrer reformas e reinaugurado em 1979, onde abriga Secretária, Empresas e Sindicato.

Não sei como consegui fazer este HDR, já que as fotos não estavam muito sincronizadas. Mas por sorte com o Photomatix consegui uni-las. Sempre passei em frente este edifício na minha adolescência, mas não sabia da existência deste Terraço, só depois que eu fui pela primeira vez no Mirante do Altino Arantes. Quem dera se em São Paulo tivesse mais Edifícios deste jeito em tal conservação, seria bacana morar nesses lugares.

  • Câmera: Nikon P100
  • ISO: 200
  • Exposição: 1/234
  • Abertura: F/6,3
  • Manipulação: Photomatix e Photoshop CS5
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: