São Paulo, SP – Não Deixem Que Te Destruam Caetano

Estranho que sempre passei pela área da Estação República e via este prédio, mas não sabia o que era e nem o que foi no passado. E para fazer o post de hoje eu dei uma pesquisada rápida para saber do que eu iria falar sobre essa fotografia, que fotografei no dia do Passeio Fotográfico do FCCB. Nisso eu descobri que hoje em dia é a sede da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, mas que antigamente era a Escola Normal Caetano de Campos, inaugurada em 1894. Grandes personalidades de renome estudaram nesta escola, já que o Centro era uma área mais valorizada. Por pouco esta maravilha da arquitetura do fim do Século XIX não vira pó no ano de 1978 com o início da construção do Metrô República, prédios na área que hoje é a Praça foram demolidos e um único e Modesto Carvalhosa, que estudara entre 1945 a 1941, com interesses de manter esse prédio moveu uma ação contra a sua demolição e ganhou. Esse advogado fez um bem enorme a nossa história e cultura, não deixando que o futuro apagasse da nossa memória o passado.

Editei uma parte onde por algumas informações seguia que um arquiteto não identificado foi o que moveu uma ação contra a demolição, mas essa ação foi feita pelo ex-aluno Modesto Carvalhosa. Obrigado a Patricia que me corrigiu, quero sempre mostra a verdade em meus post.

  • Câmera: Canon 50D
  • Lentes: Canon 28-135 f/3.5
  • Configuração: Modo Manual
  • Distância Focal: 90mm
  • ISO: 100
  • Exposição: 1/200
  • Abertura: f/10
  • Pós-Produção: Photoshop CS4, Color Efex Pro

Uma resposta to “São Paulo, SP – Não Deixem Que Te Destruam Caetano”

  1. Patricia Says:

    Essa pessoa que evitou que o prédio fosse demolido não era arquiteto e sim um advogado Dr Modesto Carvalhosa, que moveu uma ação popular e conseguiu que o prédio fosse salvo e tombado pelo Patrimônio histórico. Ele era um ex-aluno. para mais detallhes sobre tudo sobre esta escola deem uma olhada no http://www.caetanistas78.blogspot.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: