Congonhas, Minas Gerais – Doze Profetas e uma Igreja (HDR)

Doze Profetas e uma Igreja

Faz mais de um ano que não publico nada no CTM, já me perguntaram o por quê, mas para poder postar alguma foto, primeiro tinha que fotografar e estava sem tempo, criatividade e opção de local para registrar. Não prometo que haverá postagens sempre, mas não quero abandonar o blog e a fotografia, então, sempre que for possível postarei novas fotos. E graças a esta última viagem, à Minas Gerais, consegui aumentar um pouco mais o meu acervo.

Ao fundo está o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, construída entre 1757 e 1875, tendo a sua devia importância no turismo local. Interior e exterior mostram uma beleza encantadora e uma conservação de encher os olhos. Porém, acredito que o real poder de atração de turistas (talvez os mais leigos, me incluo nisto) seja as estátuas dos Doze Profetas feitas por Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho. Este que compõe a fotografia é Jonas, tendo seu local de destaque e próximo ao Santuário. Infelizmente podemos notar o estado de conservação das doze estátuas, ainda que mantenha boa parte “intacta”, outras partes já começam a se deteriorar com o tempo. Conheço pouco sobre Aleijadinho, mas tenho uma breve noção da gigantesca importância dele na história da arte brasileira e está estátua me fez lembrar dele no primeiro momento que a vi. Assim como a estátua de Jonas, que perdeu os dedos com o passar do tempo, me fez lembrar da história do próprio artista.

Ótimo lugar para contemplar não só as estátuas, mas o santuário, os arredores e a própria cidade. A quem tem planos de ir à Ouro Preto ou até mesmo Belo Horizonte, faça um esforcinho para contemplar a nossa história!

  • Câmera: Canon 50D
  • Lentes: Tokina AT-X 12-24 f/4 PRO DX II
  • Configuração: Modo Manual
  • Distância Focal: 13mm
  • ISO: 100
  • Exposição: HDR 7 exposições (+3 a -3)
  • Abertura: F/8
  • Equipamento: Tripé
  • Auxílio: Magic Lantern
  • Pós-Produção: Photoshop CS4, HDR Efex Pro, Color Efex Pro

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: